Polestar 1 apresentado

Apenas não o chamem de Volvo - é que não há um único logo da marca sueca neste novo coupé. Assim nasce a Polestar, não apenas o departamento desportivo da marca mas agora como construtor independente e o tiro de partida é este coupe de híbrido à venda em 2019.


Em termos de estilo os fãs da marca são capazes de reconhecer muito do Concept Coupé da Volvo que também tinha uma motorização híbrida, aqui com outros elementos visuais dos Volvo modernos.


Chamado apenas de "1" este coupé 2+2 de 4,50 metros de comprimento tem uma motorização híbrida que totaliza 600 cavalos, 1 000 Nm de binário e uma autonomia 100% eléctrica (NEDC) de 150 km. É uma evolução/baseado na plataforma SPA dos XC60, XC90, V90 ou S90 - a marca afirma que há 50% de mudanças para receber este modelo havendo uma redução de 230 quilos de peso e 45% mais rígido. Recebe ainda uma nova suspensão regulável variável continua da Ohlins, Torque Vectoring usando os motores eléctricos e uma carroçaria em fibra de carbono para ajudar a reduzir o peso.

No interior é basicamente um S90 mais luxuoso - o que é bom.


Há mais um par de curiosidades para este novo modelo. Será produzido na China não longe da casa mãe Geely, de onde também vão vir os futuros modelos da Polestar: o Polestar 2 100 % eléctrico previsto para fim 2019 para rivalizar com o Tesla Model 3 e um SUV eléctrico chamado Polestar 3 mais adiante.

A outra novidade é que apesar de já poder encomendar o seu (entregas só arrancam lá para o meio de 2019) não o compra mas paga para o utilizar - é uma assinatura de 2 ou 3 anos sem deposito inicial que inclui o carro, manutenção e um serviço de concierge. Vão existir espaços Polestar independentes onde os clientes vão poder interagir com a marca, mas o processo e modo de "adquirir" é o mesmo. Ainda não há preços, mas se quer um perca amor à carteira e é melhor despachar-se porque só devem ser fabricadas 1500 unidades.

Mas afinal o que é a Polestar?!
A Volvo pode ter lançado a Polestar como um tuner interno, tipo AMG ou Departamento M, mas com este Polestar 1 arranca a segunda vida desta marca como uma rival à Tesla. Este 1 é o primeiro modelo, mas o grande passo em frente será o Polestar 2 em 2020 que aponta ao Tesla Model 3. Aí vamos ver ser a Volvo é capaz de repetir a receita da Tesla - é uma marca digital, eléctrica e o fator "Cool" está em espadas neste modelo de topo. Acredito que vão ser capazes.

0 comentários: