[update videos]Novo Volvo S90 apresentado

Depois do XC90 (que está a ser um sucesso de vendas) eis a segunda novidades com base na plataforma modular SPA e recupera um velho nome dos anos 90: eis o novo Volvo S90 - tremam Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E e Jaguar XF!


Segue a tradição dos "grandes Volvo" consegue transferir o design moderno sueco da XC90 para um novo sedan que vem substituir o S80, e é uma evolução do design exterior dos concepts que a Volvo tem apresentado (concept Estate, Coupé e XC Coupé).


O interior tem algumas semelhanças com o do XC90, com bastante madeira e couro mas parece mais executivo que SUV.


Debaixo do capot o S90 tem (para já) apenas motores de 4 cilindros de 2 litros com compressor e turbo. A gasolina a versão T6 debita 320 cavalos e a versão T8 acrescenta um sistema híbrido plug-in totalizando 40 cavalos. Já a diesel os 4 cilindros diesel da versão D4 debitam 190 (D4) e a versão D5 debita 235 cavalos. Todos as versões acima têm tração integral e caixa automática de 8 velocidades tirando o D4 que tem tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades.

Mas não acaba aqui - o novo Volvo S90 poderá ainda ter um 3 cilindros associado ao sistema híbrido mais acessível. Já aqui tínhamos referido que a Volvo estava a desenvolver, em parceira com a casa-mãe Geely, uma nova plataforma modular para automóveis mais pequenos chamada Compact Modular Architecture (ou CMA) que incluía o desenvolvimento de um 3 cilindros turbo de 1,5 litros (ou seja pegaram no 4 cilindros de 2 litros e cortaram um cilindro) a gasolina e irá ira substituir o actual 1.6 litros de 4 cilindros, principalmente nos S40, V40 e XC40. O vice-presidente de pesquisa da Volvo Peter Mertens veio "sugerir" durante a apresentação que este 3 cilindros poderá ser usado como abse para um sistema híbrido mais acessível que o T8, provavelmente apenas com tração dianteira e sem ser plug-in.

Sendo um Volvo segurança é o mote e a grande novidade é a ultima versão do Pilot Assist que ajuda a manter a trajectoria automaticamente até aos 130km\h (mais um sistema de cruise control activo com um sistema de manutenção de faixa melhorado) e uma nova versão do sistema de travagem autónoma City Safety que é capaz de detectar animais de grande porte (como cavalos, alces, cangurus, etc).
Apresentação ao público vai ser feita no salão de Detroit em Janeiro e pouco depois, provavelmente em Genebra ou Paris devemos ter a versão carrinha V90 e até 2020 podemos esperar mais novidades nesta plataforma SPA. Pelo meio vamos ter já no próximo ano duas novas gerações dos rivais Mercedes Classe E e o BMW Série 5 - 2016 promete.


update 23-12-2015


update 11-01-2016

0 comentários: