Mais responsaveis de VW podem sair

O jornal alemão Bild diz, citando fontes anónimas, que mais executivos do grupo Volkswagen vão juntar-se a Martin Winterkorn como vitimas do Dieselgate. Aproveito também para desmontar acusações à BMW.
O director de investigação e desenvolvimento da Audi Ulrich Hackenberg, o engenheiro-chefe do desenvolvimento de motores da Porsche Wolfgang Hatz, o actual chefe-executivo da VW nos EUA Michael Horn e o chefe de desenvolvimento da marca VW Heinz-Jakob Neusser podem vir a perder o seu emprego na sexta-feira quando a direcção do grupo VW se reunir para escolher um sucessor a Martin Winterkorn.

Também já surgiram rumores que a BMW também pode ter modelos na Europa que poluem mais que as regras permitem - o jornal alemão AutoBild cita um think tank chamado ICCT que diz que o BMW X3 xDrive diesel polui mais que as normas Euro6 permitem, mas até a revista diz que não há provas de que a BMW tenha falsificado o que quer que seja.

Descodificando - um "think tank" como esse ICCT são muitas vezes são grupos de pressão ou lobbies com uma mascara de ciência. Estes não tem sequer laboratórios próprios, apenas fazem análise de dados. Estive a ler um estudo deles sobre as emissões de Oxidos de azoto (e creio que é esse que a Autobild usa porque no site deles eles não fazem o link) feito em parceria com o ADAC alemão em que concluem que quando se compara uma série de automóveis Euro6 sob o actual circuito de homologação NEDC e com o futuro Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Cycle (WLTC) que substituirá o NEDC há muitos que não seriam aprovados. 
Só um problema - o WLTC ainda não esta em vigor e a União Europeia ainda não acertou a metodologia de teste, e citando o ICCT "All vehicles tested except one met the legislative limit of 80 mg/km of NOx over the less demanding NEDC cycle" traduzindo: todos os automóveis excepto um não cumpre o limite de NOx estabelecido no Euro6 segundo o NEDC. 
E ai dizem voces "se calhar esse tal que falhou foi o X3" - pois, infelizmente eles não publicaram quais foram os automóveis que usaram do ADAC Ecotest para chegar à essa conclusão, mas fui ao site da ADAC Ecotest e o único X3 diesel da nova geração que eles testaram teve 4 em 5 estrelas possíveis...

Mas infelizmente, por mais infundada que a "sugestão" (porque o Autobild diz mesmo que não tem provas de qualquer trapaça) que a BMW tem modelos ilegais para as acções da BMW caiam em Bolsa. Sinceramente, se tivesse dinheiro era agora que comprava acções da BMW e VW.

1 comentários:

  • Marco C. says:
    25 de setembro de 2015 às 15:15

    Penso que isto não surpreende quem realmente gosta e percebe um pouco que seja de carros. Todos sabemos que os TDI são ótimos para reprogramar, mexer, ganhar cavalos, etc... Por alguma razão deve ser.

    Contudo isto é algo que mexe com toda a industria, não me venham dizer que é apenas os TDIs e as outras marcas é tudo anjinho...

    Não acredito que a bmw não faça o mesmo, isso igualmente para outras marcas.