Quando a oferta é muita...

O pobre desconfia - e isso aplica-se a tudo, incluindo os pneus do seu automovel. Muitos falam de como os automoveis chineses ou low cost são muito mais baratos que muitos dos automoveis à venda no mercado mas quando se atira com um de encontro a uma parede percebe-se onde está a diferença. 

No meu caso a minha Megane calça uma medida chata de jante 17 que assegura sempre arrepios quando tenho que mudar pneus - mas mesmo tendo visto pneus a 50 euros cada, a minha escolha vai sempre para os Continental que custam cerca de 100 euros cada. Porque? Porque em mais de 1 situação senti que foram eles que me manteram a mim e a minha familia na estrada. Ainda recentemente a minha esposa teve uma viagem infernal em chuva torrencial à noite e a primeira coisa que ela disse-me ao chegar foi "ainda bem que foste chato e puses-te aqueles pneus". Ok, o linguajar foi mais colorido mas percebe-se... 

Mas também várias vezes recebo panfletos ou amigos falam-me de uma oficina especial que tem pneus dos meus a preços incriveis. Mas infelizmente, isso pode ser algo cada vez mais comum: pneus falsificados. Como aconteceu à Consumer Reports nos Estados Unidos. 


A Consumer Reports, versão americana da DECO, etstou vários pneus entre eles uns pneus chamados Pegasus Advanta SUV que foram os piores do comparativo. O problema é que a empresa que os fabrica verificou os números de serie nos pneus e concluiu que eram falsificações - aparentemente quando a empresa mudou de unidade de produção na China "alguem" ficou com os moldes e continuou a produzir os pneus sem autorização e sem cumprir cadernos de encargos. Imagine uma camisa Adidas que compra na feira de Espinho para usar nas suas jantes. 

Conheço várias pessoas no mundo dos pneus e quem já viu estes pneus falsificados (ou made in china) normalmente consegue-se uma talvez duas travagens fortes depois começam rapidamente a degradar-se. Curiosamente, são borrachas que duram mais mas perdem aderencia rapidamente. Os pneus são a unica coisa que liga o seu automovel à estrada - não é preciso comprar pneus caros mas compre de marcas de confiança em oficinas que comprem às marcas oficiais.

0 comentários: