Novo Opel Corsa - o quinto

Eis o novo Opel Corsa que será apresentado em Outubro no Salão de Paris - e se olharmos bem dá para perceber que não é completamente novo.

Se olharmos para os vidros, distancia entre eixos e em particular a traseira da versão 3 portas dá para perceber que aproveitaram a plataforma da actual geração desenvolvida em parceria com a Opel, mas actualizaram-na (centro de gravidade baixa 5 milímetros) com novas suspensões (nova geometria da suspensão dianteira e sub-estrutura dianteira mais rígida) e direcção (assistida variavelmente com a velocidade e com modo de cidade), e deram-lhe chapa nova, novos faróis dianteiros e traseiros tudo muito em linha com o Adam.
 
As grandes alterações estão no interior (que totalmente novo), com nova consola central que tem menos botões, combinado de instrumentos e até pode receber um sistema multimédia com ecrã táctil IntelliLink capaz de interagir com o seu smartphone.

 
Recebe ainda novas tecnologias como estacionamento automático, faróis Xénon, travagem de emergência entre outros. Terá 7 níveis de equipamento, se bem que os mais básicos não podem receber o sistema Intellilink, e terá algumas opções de costumização - se bem que nada a ver com que se pode fazer no Adam.
 
Debaixo do capot recebe novos motores a gasolina como o 3 cilindros de 1.0 litros Turbo e injecção directa Ecotec com 90 e 115 cavalos, um 4 cilindros de 1.4 litros turbo de 100 cavalos, que completam os 1.2 (70 cavalos) e 1.4 litros (90 cavalos). A diesel fica apenas o 1.3 CDTi (74 ou 94 cavalos) actualizado para as normas de emissões Euro 6. Esta disponível caixa manual ou automática de 6 velocidades.
 
Terá versões de 3 e 5 portas, com 2 escolhas de chassis (Comfort com jantes de 16 polegadas e Sport com um chassis rebaixado em 15-20 milímetros e poderá ter jantes de 16 ou 17 polegadas) e mais adiante deverá chegar a versão desportiva OPC.

3 comentários:

  • hugo espanhol says:
    9 de julho de 2014 às 18:52

    prefiro os originais, Adam ou Punto

    (um Fiat Punto vestido de Adam! dá Opel Corsa E)

  • Anónimo says:
    10 de julho de 2014 às 11:16

    Isso de usar a mesma plataforma é bom ou é mau?

    Ilsa

  • Turbo-lento says:
    10 de julho de 2014 às 13:25

    Hugo - o Adam usa uma versão encurtada e retrabalhada do Corsa e este novo Corsa sim usa a mesma plataforma do Punto mas a Opel mudou muita coisa em especial as suspensões que sempre foram a minha queixa no Corsa. A Fiat tem apenas mudado aspetos estilisticos e pouco mais - já vi na net algumas imagens do que parece ser mais um restyling mas é só mesmo isso.

    Ilsa - depende um pouco do ponto de partida. Não é novidade - o actual Clio e Megane usam uma versão melhorada da plataforma da geração anterior e o mesmo para o Golf6 e actual Passat. Nem sempre é necessário reinventar a roda, mas claro que se a plataforma for boa