Toyota vai pagar 1.4 mil milhões de dólares - o Fim do ToyotaCrashGate?

Fomos dos poucos em Portugal a acompanhar o infame caso dos aceleradores bloqueados que afectou milhões de automóveis Toyota no mundo (e recebemos uns quantos emails menos agradáveis por conta) e acima de tudo como todo o problema foi evoluindo - pois parece que se esta a pôr o sol neste problema (enfim) com a Toyota a concordar em pagar 1.1 mil milhões de dólares para encerrar alguns casos em tribunal de aceleração repentina.

Este será o maior acordo extra-judicial automóvel de sempre. Os advogados da Toyota dizem que acordo vale entre 1,2 a 1,4 mil milhões de dólares, parte vai directamente para compensar proprietários de veículos da Toyota e aqueles que perderam com a desvalorização dos seus automóveis aquando da recolha. Como?
- A Toyota vai instalar instalar sistemas de travagem que desliguem o motor ao serem aplicados a fundo nos 3,25 milhões de automóveis recolhidos pelo bloqueamento pelos tapetes.
- Um fundo de 250 milhões de dólares para compensar perdas de valor de revenda de anteriores proprietários de Toyota's que venderam o seu carro depois do dia 1 de Setembro de 2009 até 31 Dezembro 2010.
- Um fundo de 250 milhões de dólares para compensar os proprietários de veículos que não podem ser actualizados para o sistema de corte de motor.
- Todos os actuais proprietários de Toyotas (a volta de 16 milhões deles) vão receber uma garantia de 3 a 10 anos sobre componentes relacionados com a aceleração repentina.

Para os que só agora ouviram de falar, cliquem na tag ToyotaCrashGate para reverem os pontos altos deste problema que se arrasta à 10 anos.

Foi no ano 2000 que o NHTSA começou a investigar varios casos de aceleração repentina em automóveis Toyota, com o construtor a não manifestar qualquer interesse, e só em Setembro de 2007 é que a Toyota concordou em recolher cercar de 55.000 tapetes all-weather instalados.

Mas a situação inverteu-se completamente com 2 situações - a primeira foi o tornar publico de documentos internos da Toyota em que estes se gabavam de ter poupado milhões por fazerem tudo para adiarem/não fazerem as recolhas necessárias. A segunda situação foi a morte de 4 pessoas em 2009, um policia fora de serviço, sua esposa, filha e cunhado que conduzia um Lexus que acelerava fora de controlo. Na altura investigadores concluíram que se devia a tapetes incorrectos instalados que bloquearam o acelerador.

A investigação continuou e em Janeiro de 2010 a Toyota teve mesmo que suspender a venda de mais de 60% da sua gama devido a aceleradores que colavam. O assunto chegou a ser levado ao congresso americano. Só este problema obrigou à recolha de mais de 7,1 milhões de unidades nos EUA e 5,3 milhões de unidades no resto do mundo.

Basicamente, a Toyota quer fazer controlo de danos, encerrando casos que podem ser má publicidade e que afastem os cliente mais leais da marca e aqueles que foram prejudicados pela desvalorização das suas viaturas quando as venderam. É uma conta volumosa, mas a verdade é que a noticia deste acordo fez disparar o valor das acções da Toyota.

E como disse acima, este acordo apenas cobre os casos em que haja perda económica, não os que envolveram mortes: estes arrancam em Fevereiro de 2013. Digite aqui o resto do post

0 comentários: