Manter a cabeça fria...ou não [update - dados e tag fiabilidade]

A Mercedes esta a levar este assunto do refrigerador bastante seriamente - esta a recolher os Mercedes SL fabricados entre 19 de Dezembro 2011 e 31 de Maio 2012 porque a linha do refrigerador do ar condicionado pode romper no decorrer de um acidente e isso pode causar um incêndio. Problema do refrigerante ou do ar condicionado?

Post original de 01-10-2012
Nos anos 90, o refrigerante R-12 foi retirado dos automóveis por ser prejudicial à camada de ozono sendo substituído pelo R-134a. Este estaria também de saída e substituído pelo ainda mais amigo do ambiente R-1234yf. Ora já houve quem antes tenha alertado que o novo refrigerante podia ser perigoso, mas todos os testes feitos por entidades privadas e públicas na Europa e EUA não conseguiram detectar algum problema - a Mercedes parece que encontrou um.
Segundo a Daimler descobriram que em certos cenários se o fluido escapar a altas pressões sobre o cano de escape e causar um incêndio. A Daimler não disse qual a dimensão do incêndio e os fabricantes DuPont e Honeywell dizem que os resultados de testes indicam que em termos de ignição o R-1234yf é idêntico ao R-134a e que ignições devem à presença de óleo de PAG usado nos sistemas de ar condicionado automóveis.

0 comentários: