Fiat Panda 3 4x4 apresentado

O pequeno Panda 4x4 sempre foi uma pérola no mundo dos citadinos, o unico disponivel com uma versão 4x4 que sempre se mostrou capaz de espantar com as suas capacidades fora da estrada - e eis que chega a versão 4x4 da 3ª geração do Panda, pouco tempo antes da apresentação no salão de Paris.



E antes que me apontem os Volkswagen Cross Polo, Dacia Sandero Stepway ou outros semelhantes todos eles apenas têm uma suspensão elevada e uns pedaços de plástico extra - nenhum tem tracção integral. Este Panda conta com um sistema que distribui a potencia entre as 4 rodas conforme as necessidades e tem um diferencial electronico bloqueavel que permite travar as rodas com a aderencia mais fraca. Debaixo do capot podemos contar com o 2 cilindros 0.9 litros TwinAir de 85 cavalos a gasolina e o diesel 1.3 MultiJet de 75 cavalos.

1 comentários:

  • Michordeiro says:
    31 de agosto de 2012 às 20:08

    Ora aí está um carro digno do post "Os Automoveis mais importantes de sempre".
    O Panda 4x4, lançado em Junho de 1983, era uma versão Panda com um novo sistema de tracção às quatro rodas desenvolvida pela companhia austríaca Steyr-Puch e ainda hoje não tem concorrência á altura. Quer a 1ª, quer a segunda geração surpreenderam tudo e todos ao conseguir chegar onde os demais todo-terrenos ligeiros conseguiam chegar. Chegaram a ser comparados com todo o tipo de todo terreno, sempre com estupfacção pelo modo como este piolho se desenvecilha. Basta basculhar o Youtube para tirar nos surpeendermos com esta lata.
    Mesmo ao nível de resistência e fiabilidade sempre demostrou ser alheio ao grupo Fiat, pois têem-nos levado para expedições dos duros e tem ressitido muito bem. Chegou mesmo a ser testado no duro em 1984 o Fiat Panda 4x4, participou no rali Paris-Alger-Dakarna e na edição de 2007 do Lisboa-Dakar, a Fiat preparou 2 Pandas para competirem na categoria T2, conduzidos por Miki Biasion e Bruno Saby com muito sucesso.
    Há imensos clubes de fans e é uma pequena viatura repeta de feitos, pode ser visto aqui:
    http://www.panda4x4.net/pagina_curiosi.htm

    Se este não merece lá estar, então mais de 70% dos que lá estão também não.