Carros Electricos em segunda mão

Segundo os peritos da Glass’s Guide, empresa avaliadora de automóveis, a menos que os construtores alterem determinados factores, os carros eléctricos vão sofre uma enorme desvalorização no mercado dos usados - "se os automóveis e baterias forem vendidos e não "alugados" e sem garantias adequadas, os automóveis eléctricos podem perder 90% do seu valor comercial inicial ao fim de 5 anos". O principal factor para esta desvalorização parece ser as baterias que têm um tempo de vida previsto de 8 anos e custa até 9.700 - 10.000 euros!

A opção é usar o sistema de "alugar" a bateria - a Renault anunciou que para os seus eléctricos terão essa opção a cerca de 120 euros por mês.

2 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    3 de julho de 2010 às 04:31

    Se ainda não for desta q os carros eléctricos se tornam populares, acho q vai ser esta a razão. 120€ ainda dá para bastante gasolina. Será preciso fazer bastantes quilómetros para compensar ter um carro eléctrico. E como já se sabe que não se consegue fazer mts quilómetros com eles....

    Há uma empresa americana a tentar desenvolver a ideia interessante de amortizar o custo das baterias, mais o custo da electricidade, com um "preço por quilómetro". Em principio seria com base em estações de troca de baterias.

    Parece-me mais interessante do que pagar 120€/mês de aluguer das baterias, quer se as use muito, quer não.

  • Jorge Bulha says:
    28 de abril de 2016 às 23:48

    A falácia desta opinião de peritos, radica no preço das baterias e no facto de não considerarem a evolução das mesmas, tanto no que respeita ao preço como relativamente à autonomia. Dizer que as baterias custam x, é uma enormidade, porquanto este valor varia acentuadamente com a sua capacidade. A preços actuais as baterias de 24 Kwh dos Nissan Leaf valem 5000 Euros. As mesmas baterias há 5 anos atrás custavam 10.000 Euros. Se estiveros a falar das baterias do modelo s da TESLA, o seu valor pode rondar dos 15000 aos 25000 Euros dependendo da sua capacidade. Com a Gigafactory de baterias da Tesla, os preços por Kwh desceram vertiginosamente. Os protótipos das novas bateria fazem prever que dentro de 3 a 4 anos as baterias terão muito mais autonomia e ficarão por metade do preço.