Historia sobre rodas: Dauer Porsche 962 [update video]

Voçês sabiam que muito antes do Bugatti Veyron, já existia um super-carro capaz de ultrapassar os 400km\h, capaz de comer o McLaren F1, Ferrari Enzo e capaz de fazer o Veyron suar as estopinhas? Capaz de ir dos 0 aos 100km\h em 2,6 segundos? Querem saber mais? Sigam o link.
No final dos anos 90, trazer protótipos do defunto grupo C (Sport-protótipos) para a estrada era uma ideia que interessava a muitas empresas. Pode soar simples, mas a diferença entre a engenharia de sport-protótipos e a dos normais desportivos é abismal.
Além disso, há que considerar que existem poucos carros disponíveis para conversão e ainda menos clientes capazes de pagar a conta. De qualquer forma, algumas empresas resolveram aceitar o desafio de criar uma versão estradista do sport-prototipo mais bem sucedido de todos, o Porsche 962.
A Porsche fabricou cerca de 150 956/962 tendo vendido muitos a equipas privadas, fabricando também todos os componentes do carro. Devido a este “serviço ao cliente” a Porsche tornou-se a marca com mais sucesso em LeMans, mas também forneceu as peças essenciais para as conversões feitas por empresas como DP Motorsport, Schuppan, Koenig e Dauer. Esta ultima foi a empresa com mais sucesso a criar um Porsche 962 de estrada.

Nessa altura, as regras da FIA para corridas de protótipos (vulgo LeMans) estipulavam que teria que existir versões de estrada de um protótipo para homologação para corridas. Resultado? Versões estradistas dos carros mais rápidos do mundo que o mundo alguma vez viu como o Porsche GT1, Mercedes-Benz CLK GTR e claro, o Dauer 962 LM vieram ao mundo.

Nas 24 horas de LeMans de 1994, a Dauer apareceu nas verificações técnicas com uma versão estradista e uma de competição do seu Porsche 962, que já tinha vencido LeMans por 6 vezes. Não é preciso ser-se bruxo para adivinhar que a Dauer venceu a corrida desse ano também.

Após vencer a corrida, a FIA criou regras para assegurar que o Porsche 962 não voltasse em 1995. Mas já com 1 vitória no bolso e o apoio da Porsche, a Dauer lançou-se a construir mais Porsche 962 (até hoje 13).

Para criar cada um destes carros, a Dauer desmonta um Porsche 956/962 de competição, é montada uma carroçaria completamente nova em fibra de carbono e kevlar, bem como um interior a medida, em couro.
Quando terminado, o comprador é proprietário de um carro com historial desportivo ao mais alto nível que pode usar na estrada. Ao invés de comprar um carro, que teve um "irmão" parecido que ganhou umas corridas, as pessoas podiam ser proprietárias do verdadeiro vencedor!

Para impulsionar este míssil esta o mesmo motor de 2994cc 6 cilindros boxer com 2 turbos KKK que esta no carro de corridas! Com 1080kg de peso (mais 180 que o modelo de competição) consegue uma relação peso/potência melhor que o McLaren F1.
Performance?
  • 0-100km\h em 2,6 segundos (em 1ª velocidade!)
  • 200km\h em 7 segundos!
  • Velocidade máxima: atingiu, em pista, 404.6 km\h…
Com um total de 13 conversões, a Dauer ainda aceita encomendas…alguém interessado?


3 comentários:

  • Miguel says:
    30 de setembro de 2008 às 17:46

    Estamos sempre a aprender...
    Eu por acaso até tenho aqui no bolso um euro e setenta e cinco. Será que chega?

    Lanço o desafio: Descobrir quanto custará esta máquina, hoje?
    Quem descobrir ganha o direito a nos divulgar...

  • Richard says:
    30 de setembro de 2008 às 20:03

    grande herói este carro! uma máquina esquecida por alguns e ignorada por outros, o certo é que existe e as performances foram todas mais do que verificadas.

    Não consegui ainda apanhar um exemplar à venda, mas não vou desistir :p

  • Peter J says:
    21 de janeiro de 2009 às 01:55

    Eu tenho um... que me custou 10,99€
    na escala 1:43!