Trivialidades de 4 rodas - neste dia

Alguém uma disse "nunca viveste este dia e nunca mais o viverás" - aproveitemos para recordar alguns momentos automóveis que decorreram neste dia. Quem sabe o inspira.

15 de Março

1878 - 138 anos atrás
O norueges Anton Johan Lovstad recebe a patente para "molas torcionais para carroças", muito semelhantes às barras torcionais usadas atualmente nos automóveis.

1906 - 110 anos atrás
A marca Rolls-Royce Ltd foi oficialmente registada por Charles S. Rolls e F. Henry Royce. Pouco depois apresentam o seu 1º automóvel, o Silver Ghost.

1911 - 105 anos atrás
Gustave Otto, o filho do pioneiro do motor a combustão interna Nikolaus Otto, criou a sua empresa de engenharia aeronáutica: a "Gustav Otto Flugmaschinenfabrik Muchen". Mais tarde fundiu-se com a "Karl Rapp" criando a "Bayerische Motoren-Werke" mais conhecida por BMW.

1928 - 88 anos atrás
O Opel RAK-1, o primeiro automóvel movido a foguetes, Kurt Volkhart ao volante atinge 75 km/h.

1932 - 84 anos atrás
BMW cancela o acordo de licenciamento que tinha com a Austin, abrindo caminho para o primeiro modelo próprio desenvolvido por Max Friz.

1935 - 81 anos atrás
Citroen apresentou o Traction Avant - criação de André Lefebvre (que também desenvolveu o 2CV e DS) estreou algumas tecnologias pioneiras que levaram ao automóvel moderno: chassis monocoque de baixo peso, motor e tração dianteira, travões hidráulicos, e suspensão traseira independente com barras de torção. Foi um enorme investimento e quase levou a marca à falência.

1961 - 55 anos atrás
O Jaguar Type E foi apresentado ao público no restaurante Parc des Eaux Vives em Genebra por Sir William Lyons. Já tanto foi escrito sobre este modelo que apenas deixo o que 2 grandes personalidades disseram ao ver o Type-E pela primeira vez - Frank Sinatra virou-se para um elemento da marca e disse "quero aquele carro e quero-o agora" e Enzo Ferrari tirou o seu chapéu e disse que aquele era o automóvel mais belo de sempre.

1981 - 35 anos atrás
Ayrton Senna vence a sua primeira corrida de Formula Ford em Brands Hatch.

1990 - 26 anos atrás
O Ford Explorer foi apresentado ao publico, o primeiro da nova geração de SUVs nos EUA e desde então o segmento não parou de explodir. Este modelo também recuperou algumas memorias que a Ford preferia esquecidas - tal como o Pinto, o Explorer viu-se envolvido numa série de acidentes fatais devido a pneus da Firestone mal concebidos que deslaminavam em andamento.

2000 - 16 anos atrás
A BMW anuncia que desiste da Rover.

0 comentários: