[UPDATE video]Novo Seat Ibiza apresentado

Eis a 5ª geração do Seat Ibiza, também conhecido por "Querida, encolhi o Seat Leon". Mas apesar de por fora parecer "business as usual" por baixo é completamente o oposto.
Exteriormente segue o design dos últimos produtos da marca espanhola, com um mix do Leon e Ateca, há muito trocaram as curvas pelos ângulos e vincos. Particularmente à frente dá para perceber a assinatura luminosa do Leon. Relativamente à geração anterior é apenas 2 milímetros mais curto e mais baixo, mas mais largo em 9 centímetros e a distancia entre eixos aumenta em 6 centímetros (agora 2,654 metros) que deverá significar mais espaço para os passageiros. A capacidade da mala aumenta em 63 litros para 355 litros.

Apenas estará disponível com 5 portas, a variante SUV que chegará mais adiante mas será comercializada como Arona - as versões de 3 portas e carrinha ST desaparecem. A grande novidade é a estreia da nova plataforma MQB A0 que irá servir de base para todos os futuros pequenos do grupo - os próximos são o Audi A1 e Volkswagen Polo. Segundo a marca, o peso baixa mas a rigidez torcional aumenta em 30%.



Ao nível de tecnologias o novo Ibiza recebe um sistema multimédia com ecrã táctil até 8 polegadas compatível com Android Auto, MirrorLink e Apple CarPlay, cruise-control ativo, travagem de emergência automática, câmara de marcha-atrás), um sistema audio premium de 300W da Beats Audio, acesso mãos-livre e até pode ter suspensão pilotada.


Debaixo do capot algumas novidades - no inicio estará apenas disponível a gasolina com o 3 cilindros turbo de 1 litro TSI com 95 e 115 cavalos. Mais adiante, depois de apresentado no Golf, chegará o 4 cilindros de 1.5 litros TSI a gasolina de 150 cavalos e a diesel estará apenas disponível o 4 cilindros (os 3 cilindros diesel desaparecem) de 1.6 litros TDI com 80, 95 e 115 cavalos. Este motores vão estar associado a caixas manuais de 5 e 6 velocidades e DSG de 7 velocidades.
Pode parecer apenas mais um automóvel pequeno, mas olhando para todos os detalhes dá para perceber que este novo Ibiza é mais "maduro" tentando ser uma versão reduzida do irmão maior do segmento C mas no espírito da marca terá uma condução mais desportiva. Fiquei curioso sem dúvida.


update 15-03-2017

0 comentários: