[update videos]Nissan Note e-Power apresentado

Este é interessante - a Nissan acabou de apresentar o seu primeiro híbrido em série - este é o Note e-Power.

É interessante exactamente pela parte do híbrido em série: é que o motor a combustão não está de maneira nenhuma ligado às rodas, serve apenas como gerador para carregar as baterias que fornecem electricidade ao motor eléctrico (de 80kW/107cv tirado do Leaf) que faz girar as rodas. Um exemplo são as locomotivas diesel-eléctricas que ainda temos em Portugal: o motor diesel trabalha a uma velocidade constante para girar o gerador eléctrico que alimenta os motores eléctricos de tração. Creio que o único outro automóvel com um sistema destes é o BMW i3 REX.

É um automóvel eléctrico mas que não carrega na tomada eléctrica mas sim via o gerador a bordo, neste caso o 3 cilindros de 1.2 litros a gasolina da Nissan preparado para rodar a 2.500 rpm - é uma forma mais eficaz de usar a energia armazenada na gasolina. A bateria é compacta e escondida debaixo do assento do condutor com cerca de 1.5 kWh.
Duplamente interessante porque será um sistema que vai chegar a outros modelos Nissan e possivelmente Renault. Recentemente Carlos Ghosn disse que este sistema e-Power custava o mesmo que um diesel (mais 27% que a versão a gasolina) e com consumos idênticos.


update 22-05-2018

0 comentários: