Opel publica consumos WLTP "mais realistas"

Relativamente aos consumos automóveis tenho uma regra - pegar nos consumos oficiais e acrescentar 20% para ter o valor real. Isto porque, e já falei nisto n vezes, o NEDC (New European Driving Cycle) esta completamente ultrapassado e em 2017 deverá ser substituído (isto se até lá a industria automóvel não o encher de buracos) pelo WLTP (Worldwide Harmonized Light Duty Vehicles Test Procedure) um pouco mais realista. Algumas marcas já estão a publicar consumos no novo ciclo - a Opel é a mais recente com um site especifico.
O NEDC dá valores para ciclos Urbano, Extra-Urbano e Misto baseado num perfil teórico de condução, o WLTP recorre a perfis mais realistas traçados a partir de dados à escala mundial e está dividido em 4 partes com velocidades médias diferentes: baixa, média, alta e muito alta. Cada parte engloba uma série de fases de condução, de paragens, de aceleração e de travagem mais próximos da condução do dia-a-dia.

Os intervalos de consumo publicados são estabelecidos do seguinte modo: cada versão (motor/transmissão) é testada numa unidade com o nível de equipamento suscetível de tornar o automóvel mais económico e noutra com o nível mais penalizador do consumo; o valor mais baixo resulta da medição mais favorável obtida nas quatro fases do ciclo WLTP pelo automóvel com o equipamento ‘mais económico’; por seu turno, o valor mais elevado reflete as medições mais altas efetuadas nas mesmas fases com a versão de equipamento mais intensivo do ponto de vista do consumo.

0 comentários: