Hackers do Jeep estão de volta

Lembram-se daquela dupla de hackers que conseguiu tomar controlo à distancia via internet de um Jeep Cherokee? Pois, eles estão de volta! Antes de mais é importante dizer que para esta ultima fachanha eles usaram o mesmo Cherokee de 2014 não atualizado do problema que encontraram antes e njeste caso estavam ligados fisicamente ao carro via a porta OBD-II e não via internet.
Desta vez conseguiram obter mais controlo do que antes - conseguiram ativar o travão de mão elétrico a baixas velocidades, colocar a caixa em ponto-morto, alterar o cruise control e a direção com sistema de estacionamento automático ativado.

Sim, tinham um computador portátil ligado à porta de diagnostico e tiveram que atualizar o automóvel com a sua própria versão do firmware do Jeep para desativar algumas das seguranças instaladas pela Fiat-Chrysler mas há um elemento a ter em conta: há cada vez mais dispositivos que se ligam à porta OBD ligados à Internet - desde routers sem fio a dispositivos de controlo e localização. Se estes dispositivos OBD com ligação à internet forem comprometidos por alguma falha, teoricamente torna possível este cenário.

0 comentários: