General Motors apertada

Há já algum tempo que não tínhamos novidades das ignições defeituosas da GM - pois temos novidades e está pode ser dispendiosa. O processo do Switchgate parecia estar em velocidade de cruzeiro com processos já a serem resolvidos em tribunal e parecia não iríamos ter mais surpresas...SURPRESA!
É que com a falência de 2009 a GM colocou todos os automóveis e "bens tóxicos" numa entidade designada "old GM", incluindo os automóveis afetados pelas ignições defeituosas, o que significa que a "nova GM" apenas tem que responder pelos mortos e feridos graves causados por estas sistemas de ignição. Todos os outros que viram o valor do seu automóvel reduzido a basicamente nada têm que ir ao tribunal de falências discutir com a "old GM" e as hipóteses de conseguir uma compensação são tão pequenas como a compensação que conseguiriam.

Algo perfeito para a GM...até agora, porque que um juiz do tribunal de apelos de Manhattan ter decidido que a "nova GM" pode ser processada! Ou seja, a GM não só terá que lidar com as vitimas dos acidentes como também com as pessoas que perderam o valor dos seus automóveis! Até agora a GM tinha lidado com 124 mortes ao som de 2 biliões de dólares, agora vai ter mais de 300 novos processos à pega que podem custar mais 10 biliões em compensações!

E não acabam aqui as más noticias da GM...um mal nunca vem só.

Recentemente escrevi acerca da recolha que a versão inglesa da Opel, a Vauxhall, estava a recolher as Zafira B para inspecionar o sistema de aquecimento e ventilação depois de varias noticias de incêndios nestas viaturas - para que fique claro, isto é só para as versões com o volante do lado errado da Zafira. Mas não é a recolha que é noticia, mas sim como a GM meteu novamente os pés pelas mãos nestas questões das recolhas automóveis.

É que pelos registos internos da Vauxhall eles detetaram o primeiro caso confirmado destes incêndios em 2009 e não conseguem explicar ou perceber porque é que não fizeram nada. Durante uma audição ao comite de transportes britânico o responsável pelo serviço ao cliente Peter Hope disse "We have the first recorded case in a Zafira B that can be clearly attributed to the heating and ventilation fire that we are talking about here on the 11th of February 2009" (traduzindo literalmente: o primeiro caso registado de uma Zafira B incendiada claramente por um defeito no sistema de aquecimento e ventilação data de 11 de Fevereiro de 2009".

Ou seja, foi preciso um grupo de Facebook ser criado por pessoas que viram a sua Zafira incendiar-se que veio depois a ser noticiado em jornais para que a GM enfim fosse estudar os seus registos para concluir que já sabiam disso à mais de 7 anos...

Nova GM, tal e qual como a antiga GM pelos vistos.

0 comentários: