Lancia Ypsilon no EuroNCAP

Custa a acreditar mas pelos vistos ainda é possível comprar um automóvel com 2 estrelas nos testes do EuroNCAP, abaixo disso só mesmo os chineses. Eu fui ao site do EuroNCAP e em 2014 e 2015 apenas o Ypsilon tem esse resultado, todos os outros são 3 ou mais estrelas. 
O compartimento de passageiros manteve-se estável durante o impacto parcial frontal com boa proteção dos joelhos e pernas do condutor e passageiro. No embate frontal completo não marcou nenhum ponto - para o condutor teve má proteção para a cabeça e dobragem do pescoço, e apenas proteção marginal para o peito. Nos passageiros traseiros a proteção também foi má para todas as áreas criticas com exceção do pescoço onde foi apenas "fraca". No embate lateral a proteção de todas as áreas criticas foi boa e obteve pontuação máxima. Não foi efetuado o teste do poste lateral.

Segundo o EuroNCAP, momentos depois do embate parcial dianteiro houve um principio de incêndio no compartimento do motor devido ao polo positivo da bateria ter entrado em curto-circuito e inflamou o fluido de travagem que tinha escapado do reservatório. A Lancia disse que nunca tinha observado este incidente ou tem qualquer informação de que tenha acontecido na vida real mas durante este mês deve ser feita uma acção de correção aos Ypsilon.

Testes nos assentos dianteiros e encostos de cabeça demonstraram apenas proteção marginal para embates por trás. Os assentos e encostos de cabeça traseiros tiveram melhor resultado oferecendo boa proteção. O Ypsilon teve pontuação máxima na proteção de crianças de ano e meio e 3 anos, apenas prejudicado pelo facto que a informação da desativação do airbag do passageiro não é clara ao condutor. O para-choques teve pontuação máxima para a proteção das pernas dos peões e mista para a pélvis. Para o capot os resultados foram adequados. Não recolheu nenhum ponto nas assistências à condução já que não dispõe de travagem de emergência autónoma ou outros sistemas avançados.

0 comentários: