Os anos Porsche - vídeos

Ao deambular pelo YouTube encontrei vários vídeos clássicos da Porsche que ficam abaixo. Tentei ligar os videos com alguma da história da marca mas isso dava um livro completo.

Tudo começa com um homem: Ferdinand Porsche (1875 – 1951), um engenheiro automóvel que veio a fundar a Porsche. Construiu o primeiro híbrido eléctrico-gasolina (não, não foi o Prius) com o Lohner-Porsche, o Mercedes SS/SSK, mas o o grande salto para a ribalta veio em Junho de 1934 quando Porsche recebeu o contrato do "Carro do povo" ou Volkswagen de Hitler. E eis ele aqui abaixo.

Mas com o arranque da 2ª Guerra Mundial, Porsche viu-se puxado para o esforço de guerra alemão e esteve envolvido no desenvolvido do tanque Tiger I, Tiger II, Elefant, Panzer VIII Maus e até a bomba voadora V-1.
Como todos sabemos, a Alemanha perdeu a guerra e como membro do partido Nazi foi preso. Em Novembro de 1945 a França pediu, como compensação de guerra, que Porsche mudasse a produção do Carocha para a França - algo que a industria francesa levantou todo o género de obstáculos e como não houve acordo em Dezembro de 1945 Ferdinand Porsche, Anton Piëch e Ferry Porsche (filho de Ferdinand Porsche) foram presos como criminosos de guerra. Ao fim de 6 meses Ferry foi libertado e tentou manter a Porsche à tona - reparar automóveis, maquinaria vária mas deram os primeiros passos no desporto automóvel (se bem que nunca chegou correr) ao desenvolver o Type 360 Cisitalia a pedido de Piero Dusio.

Em paralelo a Porsche estava a desenvolver algo de novo: o Porsche 356, o primeiro automóvel com o nome Porsche e na nova casa da Porsche em Estugarda.

Inicialmente apenas foram fabricados 49 unidades em Gmünd (que hoje em dia valem uma fortuna) e como não havia crédito bancário para financiar a Porsche, Ferry levou um desses primeiros modelos a concessionários da Volkswagen para tentar obter encomendas - que os concessionários tinham de pagar na altura da encomenda.

Mas funcionou e a versão de série do 356 foi um sucesso de vendas: Ferry Porsche esperava vender cerca de 1.500 unidades mas ao fim de 17 anos foram vendidos mais de 78.000 unidades. Isso e a comissão que a Porsche recebia, por trabalho de consultoria à Volkswagen no Carocha, assegurou um rendimento constante que assegurou a estabilidade da marca.


Produção Porsche

Porsche e o desporto automóvel
Porsche é um dos nomes incontornaveis do desporto automóvel - desde o ínicio que foi um ponto de honra da marca alemã e teve muito sucesso numa vasta variedade de campos: da Carrera Panamericana à Targa Florio, Le Mans, Dakkar, Formula 1...


50 anos de Porsche


0 comentários: