Trivialidades de 4 rodas

Edição "A rua mais inclinada do mundo"

Moro num rua bastante inclinada comparada com a Baldwin Street na Nova Zelândia é um pedaço da planície alentejana! Esta rua da cidade de Dunedin tem cerca de 350 metros e tem uma inclinação de 19º ou 1 para 2.86 - ou seja, por cada 2,86 metros percorridos na horizontal sobe 1 metro. Sobe tanto que a estrada é de cimento porque se fosse alcatrão, durante o verão ele derreteria e deslizaria pela encosta abaixo...
E porque é que construiram neste local? É que todo o planeamento foi feito em Londres sem qualquer conhecimento da geografia de Dunedin e ao invés de alterarem o esquema em grelha simplesmente continuaram a construir.

E se Baldwin Street é a mais inclinada, as restantes ruas não ficam muito atrás: Arnold Street tem uma inclinação de 1 para 3,6 , Dalmeny Street tem uma inclinação de 1 para 3,7 e Calder Avenue tem uma inclinação de 1 para 5,4.
Mas os habitantes resolveram aproveitar a fama da sua rua e todos os anos há vários eventos de caridade e corridas naquela rua incluindo uma de confeitaria pela rua abaixo.

0 comentários: