Takata - airbag inicia incêndio

Os airbags da Takata voltam às noticias desta vez a explosão de um airbag causou um incêndio.
Este incidente envolveu um Nissan X-trail de 2001 no Japão, que na altura circulava apenas com o condutor, e ao ter um acidente o airbag do passageiro foi accionado com força excessiva. Essa explosão projectou fragmentos metálicos incandescentes, que além de atingirem a bochecha do condutor, iniciou um incêndio no interior do automóvel.

Continuamos sem saber o que causa estes deflagrares violentos dos airbags, mas este caso tem um pormenor que já várias vezes referi: segundo a Nissan este modelo foi recolhido em 2013 mas este veiculo em particular não foi reparado porque o proprietário não recebeu a informação- algo que pode (o assunto ainda está a ser investigado) dever-se a ter comprado o automóvel usado e nunca o ter levado a um concessionário oficial para actualizar os contactos.

Este é um problema sem fim à vista - já estão confirmadas 7 mortes com uma oitava possível e envolve milhões de automóveis, algo preocupante quando pensamos que em todas as recolhas técnicas há sempre uma percentagem de unidades que os construtores não conseguem localizar.

Para mais noticias sobre este tema, cliquem na tag Takata

0 comentários:

"