Audi TT Clubsport Turbo concept apresentado

Confesso que acho o novo Audi TT um pouco...sem sal. É bonito, elegante mas falta agressão, aquele visual que diz ao condutor que o mata se abusar da sorte. Bem, acho que este tem agressão na quantidade exactamente e cientificamente comprovada! É o concept que a Audi vai levaar ao festival de Worthersee - e espero que os tuners pelo mundo fora estejam a tirar notas! 

Mas não é só fogo para a vista, este concept (que parece baseado no Audi TT Cup - pelo menos a asa é igual) debita um total de 592 cavalos extraídos a ferros, fogo e electrões do celebre 5 cilindros de 2,5 litros da Audi. 

Estreia algo que muito em breve teremos na Audi, e inicialmente nos motores TDI antes dos a gasolina, e depois na restante gama do grupo Volkswagen: um turbo eléctrico alimentado por um sistema eléctrico de 48 volts (alimentado por uma bateria de lítio na mala) e que acciona o turbo convencional quando não há gás de escape para accionar os turbos eliminando o tempo de resposta. Tirar muita potência de um pequeno motor não é dificil basta meter um turbo suficientemente grande mas quanto maior o turbo maior a inercia para o accionar o que significa um enorme tempo de resposta.
Este sistema chamado E-Turbo usa um motor eléctrico para accionar o mais pequeno dos 2 turbos o que significa que a potencia é instantânea (mesmo sem haver fluxo de escape suficiente) até ao ponto em que gera potencia suficiente (e gás de escape suficiente) para o turbo pequeno rodar por si (ai o motor eléctrico desliga) e apartir de certo ponto o turbo maior entra em acção - o que significa que este concept atinge os 100km\h em 3.6 segundos - isto é território de super-carros!

Para colocar a potencia na estrada este concept tem tracção integral Quattro via uma caixa manual de 6 velocidades. Será esta a mecânica para o próximo Audi TT RS?

0 comentários: