Noruega acaba com o FM em 2017

A Noruega anunciou que ira terminar as emissões rádio em FM em 2017 passando apenas a haver, naquele pais, emissões de rádio em DAB - será o primeiro pais a fazê-lo.

Para quem não sabe o DAB são as iniciais para Digital Audio Broadcasting e é a versão digital da actual FM analógica. Permite mais rádios, melhor qualidade de som, transmissão de informação directamente ao seu rádio e acima de tudo o custo de uma emissão FM é 8 vezes superior ao de uma emissão DAB.

E porque é que ninguém ouviu falar disto em Portugal? Bem, porque depois de uma curta experiência basicamente desistiram. A verdade é que estamos tanto habituados ao FM e basicamente não há informação ou muitos equipamentos disponíveis (se bem que muitos automóveis já têm essa funcionalidade) logo não houve grande adesão ou vontade de mudar.

Mas o DAB é uma tecnologia com grandes vantagens e, tal como na televisão digital terrestre ou como os Noruegueses fizeram, tem que se marcar uma data e cortar com o passado. Afinal despromovemos Plutão de planeta e proibimos a venda da lâmpada de Thomas Edison...falta coragem política, se bem que não ter espinha é pré-requisito para ser político.

0 comentários: