[UPDATE VIDEO]Citroën Aircross concept apresentado

Se pensava que o Citroen C4 Cactus seria uma excepção colorida numa gama relativamente cinzenta então esqueça porque eis um concept que não é preciso puxar muito pela cabeça para o ver tornado realidade - eis o Citroën Aircross. Um concept que será apresentado ao público no salão de Xangai, o maior mercado da Citroen e dos SUVs.


Desenhado claramente para sobressair onde quer que vá, este Citroën Aircross anuncia um futuro SUV compacto que deverá chegar também à Europa (ao contrário do DS 6 WR) - temos à frente a mesma organização de faróis divididos do C4 Picasso e os pilares escurecidos para dar a ilusão do tejadilho flutuante. Aqueles aros cromados na cava das rodas dianteiras e em volta da janela traseira são para melhorar o fluxo aerodinamico do ar em torna da carroçaria. 

As barras do tejadilho são as do C4 Cactus e se no caso deste ultimo tínhamos as airbumps, neste concept temos os alloybumps - são elementos em mousse de alumínio (mais resistentes que os airbumps que são apenas bolsas de ar) que são colocados nas embaladeiras laterais e para-choques para os proteger de embates. E sim, as jantes de 22 polegadas são só para o espectáculo. 


No interior temos um tablier dominado por ecrãs digitais que concentram as funções do conjunto de instrumentos e os restantes comandos do automóvel - um deles pode ser removido e usado por qualquer um dos ocupantes do automóvel. Moderno mas simples.


Mecânicamente não é um Mitsubishi recarroçado - é um produto 100% Citroen. Debaixo do capot deste concept uma motorização que poderemos em breve ver à venda se bem que não com toda esta potência - uma motorização híbrida plug-in que combina um 4 cilindros turbo de 1.6 litros a gasolina com 218 cavalos associado a um motor eléctrico de 95 cavalos e 200 Nm de binário no eixo traseiro. Permite tração integral, circular 50 km em modo 100% eléctrico, e ir dos 0 100 km/h em 4,5 segundos.
 
Visto no Carscoop

Update 09-04-2015 - "Making of"

2 comentários:

  • Anónimo says:
    10 de abril de 2015 às 17:09

    de volta à vanguarda, estou farto de linhas mais que batidas...

    ...se não se perder até às linhas de produção... parabéns Citroën.

  • Turbo-lento says:
    17 de abril de 2015 às 12:12

    Concordo plenamente - e tudo com um portuga ao leme.