Concept Audi RS5 TDI apresentado

Há pouco tempo escrevi que todos os automóveis seriam híbridos e muitos responderam que estava a imaginar coisas e que tal não aconteceria - mas eu não estava a referir-me a todos conduzirem um Toyota Prius, referia-me que todos os automóveis iriam combinar tecnologia eléctrica com a "clássica" actual. Este concept da Audi, que de concept têm muito pouco, é um claro exemplo.
 
Neste caso os motores electricos não movem as rodas mas ativam os turbos. Neste Audi RS5 TDI que debita 385 cavalos e 750 Nm de binário tudo enquanto capaz (segundo a Audi) de consumos abaixo dos 5 l/100km. Curiosamente, o componente concept é muito pequeno - o motor é o mesmo 3 litros diesel do A6 excepto que acrescentaram um turbo eléctrico aos 2 normalmente presentes - ao contrário desses turbos, este não precisa do fluxo do gás de escape para se mover debitando potência logo ao inicio.

 
Este turbo é alimentado por um sistema eléctrico de 48 volts e uma bateria/capacitador. Provavelmente em 2016 ou já em 2015 devemos ter os primeiros automóveis equipados com esta tecnologia.

0 comentários: