Qoros 3 Hatch apresentado

No salão de Genebra de 2013 tivemos a apresentação do Qoros 3, e apesar de ainda não poder comprar um, a Qoros vai levar outro ao salão de Genebra deste ano - o Qoros 3 em 5 portas.
 
A Qoros pretende fortalecer a sua imagem nos paises onde já está instalada, na China principalmente - curioso que os faz com um modelo de 5 portas um formato muito popular na Europa, quando na China e Oriente gostam é dos sedans de 4 portas. Para meter o resto da familia na mala provavelmente.
 
A frente recebe um refrescar com nova grelha, farois de nevoeiro e para-choques dianteiro. O interior recebe novos materiais e cores.
 
Para os que estiverem a perguntar quando é que a Qoros chega à Europa ocidental - 2015 é o objectivo. E conseguirá ir onde outros construtores chineses nunca chegaram? Bem, são bem capazes porque podem chegar à Europa na altura certa.
 
A economia europeia continua a dar sinais de fraqueza e os construtores automóveis têm pela frente mais um ano de vendas estagnadas, continuando a fazer grandes descontos e a adiar medidas duras e necessárias. E eis que chega a Qoros: o design pode não ser o mais inspirador mas é moderno e sólido. Usa materiais de qualidade, contem o obrigatório sistema de multimédia e ao contrário das anteriores marcas chinesas conseguiu a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes do EuroNCAP.
 
Pode ser fabricado na China onde a mão de obra é barata mas ao invés de tentar desenvolver o automovel internamente desenvolveu-o em conjunto com a Magna Steyr, Continental, Bosch, Getrag, Lear, Microsoft, Harman e outros. Foi buscar pessoal dirigente a grandes marcas como a VW, BMW, GM e outros construtores de volume. Não é apenas mais um construtor, é um construtor que traçou um plano e visivelmente fez o trabalho de casa.
 
E sim, além de uma aposta na qualidade o preço é também importante - apesar de apostar ao segmento dos compactos a versão mais cara do seu sedan 3 com um motor de 1,6 litros turbo de 150 cavalos por 21.000 euros.
 
Recentemente escrevi sobre os sarilhos em que os construtores de volume europeus estão, com os alemães a descerem para lhes roubar mercado e os coreanos a enfim produzirem automoveis ao gosto europeu a atacar por baixo - pois podemos acrescentar a essa lista os chineses, porque parece que já estão a bater à porta.

0 comentários: