GM, Honda e Audi com Android a bordo

Depois do anúncio da Apple entrar no mundo automóvel seria de esperar mais movimentações da concorrência - a Google acabou de anunciar uma parceria entre a General Motors, Audi, Honda, Hyundai e Nvidia para trazerem o Android ao mundo automóvel já em 2014. Designada "Open Auto Alliance" pretende aproveitar o mercado Android para uma plataforma comum que os construtores possam usar para melhorar a experiência de condução.
Apesar de ver as vantagens para os construtores automóveis que vão adoptar um sistema com uma grande base de implementação e conhecido, a verdade é que estão a confiar a um terceiro (Google) o desenvolvimento de um sistema crítico - os automóveis são cada vez mais computadores com 4 rodas e 1 volante com serviços via internet, navegação, diversão e comunicação mas os próprios automóveis começam a comunicar uns com os outros e as estradas. Será boa ideia?

Não se sabe grandes detalhes - este sistema Android terá caracteristicas especificas (exigências legais), com a entrada da GM (o maior construtor automóvel do mundo) poderá significar a abertura do seu sistema OnStar para outros construtores, poderá acelerar o desenvolvimento e a adopção da tecnologia de comunicação entre automóveis e quem sabe a tecnologia de condução autónoma da Google.

E sim, também corremos o risco de ter pessoal a aceder ao Facebook ou jogar Angry birds enquanto conduzem, mas o melhor é esperar por mais detalhes. Não esquecer que a Apple também esta a trabalhar com vários construtores para incorporar o iOS no uso automóvel e a Microsoft com a Fiat e Ford.

0 comentários: