[update]Avistei uma...Renault 4L

Sim, uma Renault 4L. E porque falar nisso, já que já lhe dei um lugar de relevo no nosso artigo "Os mais automóveis mais importantes de sempre"? Bem, é que deixei o meu automóvel num parque de estacionamento de um supermercado para ir assistir à festa de fim de ano da escola dos meus filhos. E no regresso notei esta Renault 4L que parecia ter sido modificada para a caça.

Notei a suspensão elevada, a visível caixa para cães e a caixa de carga no tejadilho. Ao início pensei que fosse apenas uma 4L adaptada, afinal é um veiculo muito robusto e a caça exigente. Mas ao espreitar para o interior notei 2 alavancas no chão ao lado do condutor além da normal alavanca da caixa de velocidades no tablier.


Continuei a olhar e notei que esta Renault 4L tinha travões traseiros de disco - curioso porque todas as 4L tinham tambores atrás para serem baratas.
E ao olhar melhor, notei que tinha tração também no eixo traseir - era uma Renault 4 4x4!
Intrigado pesquisei a ver se seria apenas uma transformação ou uma variante que não conhecia - era uma rara Renault 4 Sinpar. A Sinpar (que em francês significa "sem par") era uma empresa que se dedicou a fazer versões 4x4 e outras de veículos comuns, e se a Dangel trabalhava com a PSA, a Sinpar preferia a Renault. Tem aqui alguma informação sobre este modelo .


E um acaso levou-me a aprender um pouco mais sobre esta icónica máquina.




 




1 comentários: