Honda Civic Tourer apresentado

A Honda apresentou enfim a versão final do Honda Civic Tourer que ira levar ao salão de Frankfurt antes de chegar aos stands em 2014 - e creio que é a primeira carrinha da Honda que posso dizer que é bela. Desenvolvida especificamente para o mercado europeu - condução e tudo.
 
Para vencer na Europa é preciso uma carrinha e a Honda parece ter percebido isso (juntamente com a Toyota) pois não só o modelo é especifico, como o design, acerto de chassis e suspensões, bem como a suspensão traseira auto-nivelante é específica.
 
Mais comprido atrás, tem também a abertura da mala mais baixa em 23 centímetros e sendo uma carrinha, há que falar da mala: que segunda a Honda é de 624 litros sob a tampa (1668 litros no máximo) e completamente plana, baixa e longa (aceita objectos até 1,8 metros de comprimento). A nível de motores o novo Honda Civic carrinha terá o 1.8 i-VTEC de 140 cavalos a gasolina e a diesel o novo 1.6 i-DTEC diesel de 118 cavalos.
 
Mas voltando aquele detalhe da suspensão traseira - se a dianteira é um sistema normal, a suspensão traseira é um sistema Adaptive Damper System (ADS) tal como temos num Audi R8. A única problema é que a maioria dos automóveis que usam estes sistemas usam-nos nos 2 eixos, não apenas num deles. Compreendo a ideia - basicamente, independentemente do que a pessoa carregar na mala o condutor pode seleccionar um modo (há 3 regulações: comfort, normal e dynamic) e a suspensão traseira irá adaptar-se à condução compensando o peso da mala.
 
Soa interessante - uma suspensão avançada num automóvel de grande produção, mas tenho as minhas dúvidas: um automóvel reage com base no equilíbrio das partes e se este Civic carrinha tem uma suspensão inteligente atrás ela "é burra" à frente. Será que a Honda acertou com a receita? Espero bem que sim, porque é bem bonita - sim, gosto de carrinhas.

Visto no Autoblog

0 comentários: