Substituir a Correia da distribuição [update: orçamento]

Como tinha aqui o orçamento oficial para a mudança da correia resolvi incluí-la para quem quiser ter uma melhor ideia do que envolve esta mudança.
Post original de 19-06-2012
Chegou aquela altura da vida do meu automóvel - a altura de trocar a correia da distribuição. Pior ainda porque planeio fazer a revisão na mesma altura - basicamente uma conta de 1.000 euros espera-me depois das férias de Verão. Mas ao conversar com um colega fiquei preocupado com a quantidade de pessoas que pensam que esta operação é desnecessária - daí querer chamar a atenção de todos: se há algo que não devem descurar é a correia da distribuição.


Se for ao manual do seu automóvel e ler sobre as várias operações de manutenção previstas ao longo do tempo, a mudança da correia de distribuição é a mais rara, mas a mais cara e demorada. Estamos a falar de algo feito normalmente a cada 4/5 anos, custa cerca de 500 euros e demora normalmente 2 dias de mão-de-obra. Mas ignorar esta manutenção é condenar o motor a uma morte violenta.

Para os que não sabem, a correia de distribuição é o que mantém todos os diferentes órgãos do motor em sintonia. Se quebrar a sincronia deixa de existir, pistões e válvulas podem danificar-se, a cabeça do motor pode ficar danificada ou no pior dos cenários parte o motor. Verdade que algumas marcas apostaram nas correntes de distribuição que não precisam de ser substituídas, mas são poucas e a caça ao peso pode vir a condenar estes motores: as correntes são mais pesadas, caras e mais ruidosas.

Mas atenção - há uma razão para esta manutenção custar tanto - a correia exige o controlo de um profissional e as de qualidade usam materiais como téflon ou kevlar. E além da correia é necessário mudar uma série de outros elementos da distribuição e se a bomba da água também é alimentada pela correia de distribuição então também deve ser mudada. Poupar nesta operação pode custar muito caro mais adiante - e se vai comprar um automóvel usado exija certificado da troca.

5 comentários:

  • Tiago says:
    19 de junho de 2012 às 15:06

    Deixa lá que também chegou a hora do meu a ir trocar

  • hugo espanhol says:
    19 de junho de 2012 às 21:40

    os motores que utilizam corrente também podem ser sujeitos a manutenção periódica - 300.000km ou mais... porque não são eternas como os sistema de cascata... (sim, por norma duram muito mais que as correias).

    para muitos o sistema de distribuição utilizado no motor é um dos factores principais na escolha de um automóvel (taxistas)...

    acho que este tema poderia ser desenvolvido com uma pequena amostragem das principais marcas vs km/periodo de manutenção e custos inerentes....

    vamos chegar à conclusão que o motor menos dispendioso é o que um 2cv :)

  • Turbo-lento says:
    20 de junho de 2012 às 13:09

    Verdade, mas as correntes parecem estar condenadas a desaparecer de automóveis de gamas baixa e média devido à caça a todo o peso desnecessário.

    O problema dessa análise é que não é tão linear quanto isso - algumas marcas dizem que se o automóvel puxar cargas como caravanas a duração da correia é menor enquanto outras marcas dizem que é igual. O custo varia conforme o tipo de motor e a mão-de-obra é uma componente muito forte - no meu caso representa 1/3 da despesa.

  • Unknown says:
    31 de dezembro de 2015 às 10:36

    Quanto ficará mudar um motor duma laguna? Já tenho o motor novo, só precisava da mão de obra

  • Anónimo says:
    6 de fevereiro de 2017 às 11:28

    Quanto ficara mudar a de um mini clubman s de 2009?