Saab e AAM desenvolvem sistemas eléctricos 4x4

A Saab, juntamente com a AAM, tem como objectivo desenvolver e comercializar sistemas eléctricos 4x4. A Saab e American Axle and Manufacturing anunciaram a criação de uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento e comercialização do sistema eletro-wheel-drive e tecnologias relacionadas a baterias para veículos híbridos 100%.

A AAM é uma das empresas mais poderosas no desenvolvimento e produção de componentes de chassis, eixos e transmissões para a indústria automóvel, e tem um longo relacionamento com a General Motors, uma empresa que até recentemente era propriedade da Saab.

O sistema em questão foi desenvolvido pela Saab quando ainda trabalhava como "centro técnico secreto " para a General Motors. Aparentemente, este novo sistema não utiliza dois grandes motores eléctricos como é habitual nos sistemas de tracção 4x4 a baterias, mas sim apenas um motor eléctrico de grande potencia para mover ambos eixos, e um mais pequeno, que se encarrega de repartir a força de forma inteligente, emulando a XWD de Haldex usado actualmente na gama Saab (visível em cima).

O primeiro modelo confirmado que poderá ter este sistema será o próximo 9-3 disponível em finais de 2012. No entanto esperamos novos detalhes uma vês que a Saab tem poucos recursos motivo pela qual se juntou a AAM.

0 comentários: